Comentários destrutivos em aplicativos

Comentários destrutivos em aplicativos

Olá pessoal, hoje vou tentar expor aqui algo infelizmente muito comum no dia a dia de desenvolvedores de aplicativos, em especial os independentes onde esse tipo de ação tem maior impacto, os comentários destrutivos em uma loja de aplicativos. Este problema não se limita apenas ao contexto de aplicativos, podendo extrapolar para muitas áreas como a própria venda de produtos online, porém nesse artigo irei foca exclusivamente nesse contexto.

Big Techs tem acostumado usuários a serem o produto, disponibilizando tudo sem uma cobrança direta e passando uma percepção para quem as usa ser “de graça”. Não é o intuito desse artigo entrar no mérito desta discussão, mais saiba, se não paga diretamente por uma solução, muito provavelmente é porque você e seus dados são o produto, nenhuma empresa disponibiliza uma aplicação comercial sem o intuito de ganhar dinheiro com a mesma, quem nunca pesquisou por um produto como televisão no google por exemplo, e depois em todo site que abre só vê anuncio de televisões? Essa percepção de ser tudo “grátis” está criando uma geração que espera ter tudo que precisa sem ter que disponibilizar nem mesmo alguns centavos para financiar quem vai produzir a solução, é comum encontrar sites especializados em disponibilizar aplicativos que seriam pagos nas lojas de aplicativos oficiais, muitas vezes alguns centavos, sem nenhum custo. Muitos preferem se expor e sair da segurança da loja do ecossistema e financiar o aplicativo que tanto gosta, para economizar R$ 0,99, expondo seu celular, seus dados e se colocando em risco por tão pouco.

Voltando ao assunto do texto, com este cenário em mente, podemos perceber o quão difícil é para desenvolvedores independentes e mesmo empresas que não possuam o acesso e capital que as grandes empresas de tecnologia tem, criar e manter um projeto direcionado para o consumidor final ativo e principalmente rentável. Se só esses desafios não fossem suficientes, temos que administrar comentários como os abaixo, que desmerecem todo esse trabalho, desqualificam uma equipe por não atender o que esperam, ainda que não estejam dispostos a pagar para ter o que precisam.

Adoraria que esses comentários fossem uma excessão, porém não são, são extremamente comuns e recheados de contradições como “Ótimo app! Se tivesse …”, “Se tivesse X seria perfeito”, etc.. Oi? Como um aplicativo que é ótimo ou quase perfeito, segundo eles, pode receber uma qualificação de apenas uma estrela?

Não me entendam mal, não espero uma avaliação positiva em todos os comentários, ao contrário, muitas vezes uma qualificação negativa nos lança um feedback que pode nos ajudar a evoluir muito a solução, mas é necessário ter coerência. Uma avaliação como estas, além de prejudicar muito o impulsionamento do aplicativo dentro da loja, são um completo balde de água fria em uma equipe que está trabalhando para resolver um problema, e considerando que está usando a solução, provavelmente o seu problema.

Desta forma vou propor alguns pontos que seriam incriveis se todos que forem avaliar um aplicativo usassem.

1: Sejam coerentes na avaliação, a variação existe para ser usada, não é 8 ou 80, se não gosta de tudo que está lá pese o que tem que gosta e o que não gosta e de uma avaliação justa entre esses pontos;

2: Não gostar de algum ponto ou escolha de uma funcionalidade é normal e nem sempre uma solução vai agradar a todos, mas não deixe de dar o feedback, descreva seu ponto de vista, e como a mudança poderia ser favorável.

3: Nenhuma solução nasce completa, as funcionalidades são acrescentadas muitas vezes aos poucos, se sente falta de algo, passe o feedback para a equipe, muitas vezes ter esse retorno pode fazer a equipe perceber qual funcionalidade é mais ou menos importante e priorizar de forma adequada.

4: Nunca, jamais, de forma nenhuma, vinculem um ponto, uma funcionalidade a uma avaliação positiva. É ridículo ler um comentário com algo como “Quando incluírem a funcionalidade X eu dou 5 estrelas”.

Seguindo esses pontos básicos, certamente teriamos um ecosistema muito mais saudável e propício a inovação.

Mas digam aí, como tem sido a experiência de vocês? Já passaram ou viram algo assim?

Comentários

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×